1.2.14

Parar de fumar: como?




Vi essa pequena matéria em um jornal (Jornal da Ugapoci, edição 56, pág. 13) e achei interessante colocar aqui. Espero que possa ajudar.
"PARAR DE FUMAR: COMO?
Pergunta: Já fiz várias tentativas e não consegui parar de fumar. O que devo fazer?
Resposta: Considera-se que alguns passos são fundamentais para a cessação do tabagismo. Em primeiro lugar, é prioritário e fundamental ter muita vontade de parar de fumar. Em segundo, deve haver orientação e apoio de médico acostumado com o problema. Conforme a situação, pode ser necessária medicação psicoativa e nicotina suplementar. Em terceiro, deve ser marcado o dia D para parar de fumar, de preferência numa ocasião apropriada em que a pessoa se sinta mais segura e protegida, e em que não se exponha ao convívio de fumantes. Ingerir bastante líquidos e comer frutas à vontade, praticar exercícios físicos e caminhar, podem ser estratégias válidas.
É importante haver uma forte e empática relação médico-paciente, de modo que o fumante ao delegar ao profissional de sua confiança a responsabilidade de orientá-lo, diminui a ansiedade que ocorre nesta ocasião.
Dr. Luiz Carlos Corrêa da Silva
Médico Pneumologista do Pavilhão Pereira Filho
Complexo Hospitalar da Santa Casa de P. Alegre"
O fumo vicia o corpo assim como outras drogas, por isso fica tão difícil parar.
Mas a sincera vontade de parar aliada com algumas estratégias aplicadas no seu dia a dia podem fazer com que esse processo fique um pouco mais fácil (ou pelo menos um pouco menos difícil). É importante ler a respeito dos males que o cigarro causa ao nosso corpo (como por exemplo o estreitamento das artérias e o endurecimento dos tecidos, como acontece com os pulmões, que perdem a elasticidade que permite os movimentos de inspiração e expiração), assim podemos reforçar ainda mais a decisão de deixar de fumar. Os líquidos e frutas, assim como os exercícios, ajudam a desintoxicar o corpo, a "lavar" o organismo e facilitar a reparação dos danos. O corpo está sempre tentando se regenerar, e o processo fica mais rápido quando ajudamos, ingerindo alimentos mais leves, comendo frutas e tomando muita água e sucos (especialmente suco de laranja, que já vi ser recomendado por vários médicos como aliado na luta para deixar o fumo). Os exercícios, além de ajudar a desintoxicar, também são
muito úteis para relaxar e distrair o corpo e a mente, o que é importantíssimo nessa jornada. É preciso ter alguma atividade que relaxe, acalme, dê prazer e que possa desviar os pensamentos do cigarro.

Largar o cigarro ainda representa uma considerável economia, não só porque se deixa de comprá-lo, mas também por causa dos gastos com médicos, remédios e exames que teríamos depois tentando reparar os estragos que o fumo deixou. Sempre é tempo de fazer uma nova escolha para sua vida. Cada vez que o fumante acende um cigarro, está fazendo a escolha de permanecer no vício. Seja consciente em cada momento de sua vida e se pergunte "é isso o que eu realmente quero para mim?".
Bem, espero que isso possa ser útil para algum fumante que esteja pensando em parar. Desejo muita sorte e força nesse processo. É uma empreitada que vale a pena, pois o corpo ganha em saúde e anos de vida, além de que a pessoa fica com um cheiro muito melhor...

By Brasil Business 10

Nenhum comentário:

Posts Relacionados