27.4.14

Intolerância Religiosa ou Ignorância Religiosa ?


Autor: André Leandro

A Intolerância religiosa é a incapacidade de uma pessoa respeitar a preferência religiosa de outra. Essa intolerância pode chegar ao absurdo da perseguição religiosa, onde violências morais e físicas são cometidas.
É interessante observar que quase sempre essa intolerância religiosa tem por base uma completa ignorância dos princípios da religião do perseguido. Então me pergunto: Como alguém pode atacar alguém, coisa, idéia ou religião sem conhecer? Isso me faz lembrar uma criança que diz para a mãe, que não gosta de beterraba, muito provavelmente por sua aparência, sem nunca ter experimentado. É fato que todas as crianças crescem, se tornam adultos, mas alguns insistem em ter atitudes infantis, como: "Não gosto dessa religião. Isso é coisa do demônio!"
 
A Intolerância Religiosa é histórica

No Século Primeiro, Cristo e os seus seguidores foram perseguidos, roubados, mutilados e mortos, pelos Judeus e o Império Romano, que não aceitavam o seu Evangelho.
As Cruzadas foi um movimento Católico contra os muçulmanos, para libertar a cidade de Jerusalém de seu
domínio, e que teve início no século XI. Alguns historiadores fazem estimativa de que mais de 500 mil pessoas foram mortas.
A Inquisição foi um movimento contra os pagãos, no período medieval, que atacou, torturou e matou centenas de milhares de pessoas.
A Caça às Bruxas foi outra perseguição religiosa que começou no século XV, na Europa, contra antigas religiões consideradas pagãs ou satânicas. O número de mortos é calculado em mais de 50 mil.
O Holocausto, cometido pelos nazistas alemães, contra mais de 5 milhões de Judeus de 1939 até 1945.

Atualmente

Em um programa transmitido por uma emissora de TV, ao vivo, no ano de 1995, um pastor evangélico chutou a imagem de uma santa do Catolicismo.
Em 2008, no Rio de Janeiro, uma professora evangélica desrespeitou e expulsou um aluno de sala, por ser membro do Candomblé.
No ano de 2009, um delegado afirmou que 70% dos casos registrados de intolerância religiosa eram contra seguidores do Candomblé e Umbanda.
Um apresentador de programa de televisão, no ano de 2010, fez acusações preconceituosas contra os Ateus, ao vivo.
A intolerância no Brasil é algo tão grave, que o ex-presidente Lula, criou o dia Nacional de Combate a Intolerância Religiosa - 21 de Janeiro - por meio da Lei 11.635/07.

O que diz a Lei no Brasil?

"Artigo 5º, Inciso VI, da Constituição Federal: É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma de lei, a proteção aos locais de culto e suas liturgias."

"Artigo 208 do Código Penal, Lei 2848/40: Escarnecer de alguém publicamente, por motivo de crença ou função religiosa; impedir ou perturbar cerimônia ou prática de culto religioso; vilipendiar publicamente ato ou objeto de culto religioso. Pena: detenção de um mês a um ano, ou multa."

Aproveito para referenciar que a liberdade de expressão e culto está assegurada pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada e proclamada pela resolução 217 A (III), da  Assembléia Geral das Nações Unidas, em 10 de dezembro de 1948.

Brasil, Estado Laico ou Teocrático?

Estado Laico é a nação ou país que possui uma neutralidade religiosa em sua Lei. em outras palavras, não possui uma religião oficial. Trata todos os cidadãos como iguais, independente de sua escolha religiosa.

Já no Estado Teocrático temos uma condição oposta ao Laico. A nação possui uma religião oficial. À exemplo o Vaticano que é oficialmente a sede do Catolicismo, e o Irã que tem como religião oficial o Islamismo.
Então cito:
"Artigo 19º, da constituição Federal: É vedada à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:
Inciso I - Estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma de lei, a colaboração de interesse público;
Inciso II -  Recusar fé aos documentos públicos;
Inciso III - Criar distinções entre brasileiros ou preferências entre si."

A Ética da Reciprocidade

É um princípio moral que se observa em várias religiões e culturas, então cito:

No Zoroastrismo : Aquela natureza só é boa quando não faz ao outro aquilo que não é bom para ela própria.

No Confucionismo : Não façais aos outros aquilo que não quereis que vos façam.

No Hinduísmo : Não faças aos outros aquilo que se a ti for feito, te causará dor.

No Budismo : Não atormentes o próximo com o que te aflige.

No Judaísmo: O que é odioso para ti, não o façais para o próximo.

No Islamismo : Nenhum de vós será crente, enquanto não desejar para seu irmão o que deseja para si mesmo.

No Cristianismo : Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós a eles.

Um mensagem para ler e refletir

"Creio na verdade fundamental de todas as grandes religiões do mundo. Creio que são todas concedidas por Deus e creio que eram necessárias para os povos a quem essas religiões foram reveladas. E creio que se pudéssemos todos ler as escrituras das diferentes fés, sob o ponto de vista de seus respectivos seguidores, haveríamos de descobrir que, no fundo, foram todas a mesma coisa e sempre úteis umas às outras." (Mahatma Gandhi)


Nenhum comentário:

Posts Relacionados